Se você está procurando um lugar com aquele clima de surf, você encontrou. Se prepare para uma região totalmente voltada para o surf, natureza e cachorros. Santa Teresa possui um mar com belas ondas e turistas de todo o mundo vão para lá curtir. E quando eu digo de todo mundo, é de todo o mundo mesmo! Encontramos muitas pessoas principalmente da Europa e pouquíssimos brasileiros.
Durante a estadia por lá visitamos três praias – Santa Teresa, Hermosa Cóbano e Carmem. Todas elas são bem parecidas por serem continuação uma da outra. Os dias amanhecem com maré bem cheia e, conforme as horas vão passando, a maré vai baixando e se recolhendo deixando uma faixa de areia bem grande e deliciosas piscinas naturais entre as pedras com água quentinha. Não dá vontade de sair das piscinas mas, é claro, que no final da tarde a maré volta a encher deixando a praia de Santa Teresa lotada, todos procurando o melhor ângulo para apreciar o belíssimo pôr do sol.
As praias quase não possuem estruturas de barracas com comidas e bebidas, então vá preparado com lanchinhos e leve sua água. Você provavelmente não vai encontrar guarda-sóis por lá, muita gente se abriga do sol debaixo das árvores ou fazem cabanas com as folhas caídas pelo chão, elas ficam incríveis e você também pode usá-las se estiverem desocupadas.
Santa Teresa – Onde se hospedar?
A região é bem rica quanto a hospedagens. Você vai encontrar desde hosteis em conta e bem equipados até hotéis com mais estrelas e mais caros. Nós ficamos no Canaima Chill House. O valor é bem em conta considerando toda a estrutura. Sem contar que ele é lindíssimo. O único problema é que, embora ele seja perto da praia (por volta de 600m) para chegar até ele tem uma subida MUITO íngreme, onde só sobem carros 4×4 e o estacionamento não é muito bom, principalmente considerando a quantidade de carros grandes que estacionam la. Eu super indico o hotel mas ficaria em um na própria avenida da praia para facilitar o sobe e desce.
Onde comer – Santa Teresa
Como nosso quarto de hotel era equipado, demos uma economizada e jantamos todas as noites por lá mesmo. Essa decisão foi boa uma vez que no almoço geralmente já gastávamos uma boa grana. Indico o restaurante mexicano Muchacha e o Eat Street, um local onde existem algumas opções diferentes de comida e nós comemos no Happy Bowls uma comida deliciosa e saudável. Existem também algumas opções de restaurantes mais locais com comidas bem caseiras e um preço acessível, nós comemos um dia no Soda Tiquicia um prato bem típico chamado “Casado” e escolhemos a opção de peixe como proteína – nada mais era do que arroz, feijão, salada, peixe e fritas. Ali paga-se menos e come-se muito.
O nosso roteiro pela Costa Rica ainda incluiu um passeio pela Isla Tortuga e dois dias em San José com direito a visita ao Vulcão Poás e as Cachoeiras Blue Falls. Quer conhecer mais sobre esses passeios? Veja nos posts abaixo:
Roteiro de Viagem pela Costa Rica: Tudo o que Você Precisa Saber
Isla Tortuga: a mais bela ilha na Costa Rica
San José: A capital dos vulcões