Eu e Felipe estávamos fazendo intercâmbio em Cambridge durante o mês de julho e decidimos aproveitar ao máximo nossa estadia pela Europa e escolhemos um destino para cada fim de semana do mês que estávamos lá. Dia 15 de julho era nosso aniversário de namoro e achamos que seria romântico estarmos em Paris, a cidade das luzes.
Depois de já termos comprado nossa passagem de trem de Londres para Paris, começamos a pesquisar o que fazer em um fim de semana por lá. E foi aí que descobrimos que 14 de julho é um dos dias mais importantes para a França, é comemorado o dia da queda da Bastilha que marca o fim da monarquia absoluta, e a Festa da Federação. É uma festa gigantesca que para todo o país e, principalmente, a capital. Nosso fim de semana foi corrido, mas foi muito especial. Acompanhe a seguir esse roteiro de pura magia!
Trem de Londres para Paris
Escolhemos ir de trem de Londres para Paris por ser mais rápido e menos burocrático e, em questão de preço, os valores eram bem parecidos. A companhia que faz esse trajeto é a EuroStar e compramos diretamente pelo site da Rail Europe. Lá você encontra os melhores preços e opções de passagem de trem pela Europa. O trajeto dura um pouco mais de 2 horas e o vagão é bastante confortável.
Moeda – França
A França faz parte da zona do Euro, o que significa que o Euro é a moeda oficial de lá. É importante lembrar que o câmbio de moeda pode variar de lugar para lugar, e geralmente, é mais vantajoso trocar dinheiro em bancos ou casas de câmbio autorizadas no Brasil. Nós levamos do Brasil um pouco de Euro e fizemos um cartão Wise que valeu super a pena.
Pra quem não conhece o cartão da Wise, é um cartão de débito internacional oferecido pela empresa Wise (anteriormente conhecida como TransferWise). Ele funciona como um cartão de débito comum, mas com a vantagem de poder ser usado em transações internacionais. Ele permite que você faça compras em lojas físicas e online em diferentes moedas, sem precisar pagar altas taxas de conversão de moeda estrangeira.
O cartão da Wise é vinculado à sua conta Wise, onde você pode armazenar e converter diferentes moedas. Quando você faz uma compra, o valor é debitado automaticamente na moeda correspondente na sua conta Wise, usando a taxa de câmbio real do mercado.
Além disso, o cartão da Wise não cobra taxas de transação no exterior, o que é economia significativa em comparação com os cartões de crédito tradicionais. Para obter um cartão da Wise, você precisa criar uma conta gratuita na Wise e solicitar o cartão. O cartão será enviado para o seu endereço cadastrado e, assim que você o ativar, poderá começar a usar e fazer compras em todo o mundo. Este é meu link para você fazer o cartão da wise, aproveite e tenha ainda mais benefícios ativando sua conta por ele.
Paris – Onde se hospedar
O feriado de 14 de julho, como já falei acima, é mais especial na França do que outras datas como Reveillon ou Natal. Como Paris tem diversas festividades, a cidade fica lotada e os preços de hospedagem ficam um pouco mais caros. Minha sugestão é tentar se hospedar o mais próximo de uma estação de metrô, porque assim conseguirá se movimentar tranquilamente pela cidade.
Nós escolhemos o ibis Budget Paris Nord e achamos uma excelente opção. É um hotel mais barato que aqueles próximos à Torre Eiffel e condiz com um padrão Ibis. O café da manhã, inclusive, era bem gostoso. A estação de metrô mais perto – Porte de la Chapelle – fica a 450m sendo muito tranquilo se mover a pé até lá. Você pode fazer sua reserva pelo Booking, meu site preferido de reservas.
Fim de semana em Paris
Ao colocar os pés em Paris e dar de cara com a torre a minha reação não poderia ser outra: MEU DEUS, ESTOU EM PARIS! É uma sensação que não dá pra explicar. Nosso trem chegou no início da noite na cidade e essa é uma das coisas mais maravilhosas da Europa no verão: espere por um pôr do sol bem, mas bem tarde. Isso significa que você pode aproveitar sua estadia ao máximo.
O nosso 14 de julho começou em um sábado de verão bem intenso e em Paris, esse dia começa bem cedo. O desfile militar na Champs-Elysées tem um toda uma tradição e leva um ano de preparação. As tropas militares desfilam em uma das avenidas mais bonita do mundo diante dos olhos dos espectadores e do Presidência da República. Já nos céus o espetáculo fica por conta dos aviões e helicópteros da Aeronáutica e do Exército.
Louvre
Depois do desfile fomos para o Louvre. E aí vai uma dica importantíssima: no dia 14 de julho, todos os principais museus (incluindo o Louvre, que é gratuito nesse dia) e monumentos funcionam normalmente no dia 14 de julho. Exceção para o Arco do Triunfo, que fica fechado até meio dia para o desfile e para a Torre Eiffel que não abre. Eu não sou muito fã de museus, mas estávamos em Paris, é quase que obrigatório a visita no Louvre. Claro que para você, que curte e entende se obras de arte, não aconselho ir nesse dia. Mas, se você quer ir para conhecer o lugar (que é realmente lindíssimo) e ver de longe a Mona para colocar um check na sua lista de coisas que precisa fazer antes de morrer, então aproveite o dia 14 porque além de tudo você não vai precisar pagar por isso.
Outra dica, o museu tem duas entradas, uma pelo lado de fora e outra pelo lado de dentro, no subsolo onde fica o Shopping Center Carrousel du Louvre. Quando chegamos a fila do lado de fora estava imensa e a do lado de dentro estava rápida e menor e foi por ali que entramos. Você também vai conhecer a pirâmide invertida, um charme a parte.
Claro que você vai até a sala da Monalisa tirar uma foto (provavelmente com algumas milhões de pessoas na sua frente) mas a minha dica é, aproveite cada canto do museu. Existem esculturas e obras muito belas e sua arquitetura é de tirar o fôlego.
Catedral Notre-Dame
Andando a beira do Rio Sena por menos de 2km você vai chegar na Catedral Notre-Dame. Como já citei anteriormente, Paris fica LOTADA durante o feriado e, para entrar na Catedral, não estava muito diferente. Como vocês podem ver na foto abaixo, uma fila gigante dava voltas e voltas para conhecer a Catedral. Como nosso tempo era curto, decidimos não entrar, mas caso consiga chegar cedo, vale a visita.
A entrada na Catedral de Notre Dame é gratuita, embora seja necessário pagar caso queira subir em uma das torres (69 metros de altura, subindo seus quase 400 degraus). A vista lá de cima, entretanto, é deslumbrante e dá para ver toda a cidade de Paris.
Noite de 14 de julho
Todos os passeios citados anteriormente ocuparam boa parte da manhã e da tarde. Então resolvemos ir para o hotel nos arrumar para volta para a torre e curtir as festividades da noite de 14 de julho. Antes de chegarmos no Champs de Mars, passamos em um mercado para comprar alguns comes e bebes. Os franceses fazem muito disso nesse dia/noite. Estendem uma canga ou toalha e aproveitam o jardim da torre para comer e beber até a hora do espetáculo começar.
A dica aqui é, antes de entrar no Champ de Mars você é revistado e eles não deixam entrar com tampas de garrafas então, a melhor opção é levar bebidas em latinhas. A segunda dica: chegue cedo! Se você quer um lugar para sentar você precisa chegar bem cedo pois cada m² vai ser ocupado por muitas pessoas.
Conforme o sol vai se pondo em uma paisagem belíssima ao lado esquerdo da torre, mais e mais pessoas vão chegando. Por volta das 22:30 hrs, um concerto lírico se inicia. A torre começa a brilhar e depois acende nas cores da bandeira onde o hino da França é tocado por uma orquestra e cantado por todos os franceses ali presentes. E depois, as 23:00 hrs, se prepare para um dos dias mais incríveis da sua vida. Você vai presenciar um espetáculo de luzes, sons, música e fogos. Por mais de meia hora você se encantará com um show pirotécnico maravilhoso que, com certeza, vai te deixar boquiaberto. Fotos e vídeos não representam a emoção que é estar lá.
Palácio de Versailles
O Palácio de Versailles é um dos melhores bate e volta que você pode fazer a partir de Paris. Ele está localizado na cidade de Versailles, que fica apenas 20 km de distância de Paris. Pegamos o trem RER da linha C (RER – Réseau Express Régional) para ir de Paris a Versailles. O trem passa a cada 15 minutos e faz parada em diversas estações da capital. A viagem pode durar de 1h a 1h30 minutos dependendo de onde for seu ponto de partida. Chegando na estação você andará de 10 a 15 minutos até chegar nos portões de entrada do palácio.
Minha dica é que você reserve seu ingresso com antecedência, para não perder tempo com filas no dia da visita ou ainda correr o risco de chegar em Versailles em um dia que os ingressos estejam esgotados. Você pode reservar seu ingresso em 3 principais pacotes, confira a seguir:
- Palácio de Versailles: Reserve seu ingresso
- Palácio de Versailles + Jardins + Trianon: Reserve seu ingresso
- Palácio de Versailles com tour guiada + entrada prioritária (sem filas) + Jardins + Trianon: Reserve seu ingresso
Nós não tínhamos muito tempo na cidade então resolvemos visitar apenas os jardins que era uma possibilidade de ingresso que existia na época. Importante: se você está fazendo algum intercâmbio pela Europa, você pode mostrar sua carteirinha de estudante e pagar meia. Não se esqueça de chegar cedo, de preferência, antes dos portões abrir. A movimentação é muito grande e você não quer ficar perdendo tempo na fila, não é mesmo?
Se você tiver tempo, reserve um dia inteiro para se perder pelo jardim e o palácio, tem muita coisa linda para admirar.
Subida na Torre Eiffel
A Torre Eiffel é um ícone indiscutível de Paris e oferece aos visitantes a oportunidade de desfrutar de uma experiência única: um passeio de subida em suas impressionantes estruturas. Existem duas formas de subir na torre: de escada ou de elevador. O custo do ingresso para subir a Torre Eiffel varia dependendo da opção escolhida. A torre é dividida em três pisos: o primeiro, o segundo e o terceiro. Para chegar até o segundo piso, você pode escolher entre subir 704 degraus de escada ou pegar um elevador. Já do segundo ao terceiro piso, só é possível chegar de elevador. O preço do ingresso varia conforme a forma de subida e o piso que você quer visitar. Por exemplo, para subir até o segundo piso de escada, você paga 10,50 euros; já para subir até o terceiro piso de elevador, você paga 27 euros.
A Torre Eiffel abre todos os dias, das 9h30 à meia-noite durante a alta temporada (de junho a setembro), e das 10h30 às 23h45 durante a baixa temporada (de outubro a maio). No entanto, é recomendável verificar os horários de abertura atualizados antes de planejar sua visita, pois eles podem variar de acordo com as condições climáticas e eventos especiais.
Nós havíamos comprado para subir a torre no domingo pela manhã, mas a data coincidiu com a final da copa do mundo de 2018 onde a França estava na final (e foi campeão). Dessa forma, o local foi utilizado como local de transmissão e cancelaram nossa subida.
Para evitar filas e garantir seu ingresso, é altamente recomendado comprar antecipadamente. Você pode adquirir seus ingressos online através do site oficial da Torre Eiffel ou de agências de viagens confiáveis. Além disso, também é possível adquirir ingressos diretamente no local, mas esteja preparado para enfrentar longas filas, especialmente durante os períodos de alta temporada. No site oficial você consegue garantir seu ingresso e ter acesso a todas as informações. Confira aqui.
Fonte: Monique Renner – Melhores Destinos
Basílica de Sacreé-Coeur
A Sacreé-Coeur é uma das igrejas mais famosas do mundo e um dos principais pontos turísticos de Paris. Localizada no alto da colina de Montmartre, a basílica impressiona pela sua arquitetura românica e bizantina, pela sua cor branca brilhante e pela sua história. Além disso, oferece uma vista panorâmica incrível da cidade luz.
Para visitar a Sacreé-Coeur, você pode escolher entre subir os 300 degraus que levam até a cúpula ou pegar um funicular que custa 2 euros. A entrada na basílica é gratuita e você pode admirar o seu interior, que conta com um belo mosaico do Cristo em majestade, um órgão monumental e as criptas com exposições de arte sacra.
A Basílica abre todos os dias, das 6h às 22h30. Os horários podem variar em feriados religiosos ou eventos especiais, por isso é sempre bom verificar os horários de abertura atualizados antes da visita. Além da igreja, os visitantes também podem subir até o domo da igreja para desfrutar de vistas panorâmicas de Paris. O acesso ao domo requer a compra de um ingresso, que normalmente custa cerca de € 8.
Fonte: Dreams in Paris
Essa foi o nosso fim de semana em Paris durante o 14 de julho. Espero que você tenha gostado das dicas e que possa aproveitar sua viagem à essa cidade maravilhosa assim como nós. Boa viagem!