Descubra a Guarda do Embaú (SC): um guia completo

por Camilla Christino
Praia do maço e vale da utopia

Se pudesse escolher uma das praias mais lindas e com uma vibe maravilhosa aqui no Brasil, certamente Guarda do Embaú estaria nessa lista. Localizada na cidade de Palhoça, sua localização é excelente por estar somente 50km de Florianópolis, capital de Santa Catarina.

O lugar é ideal para quem curte um clima perfeito de praia. Com paisagens de tirar o fôlego, esse destino agrada tanto os surfistas quanto quem quer curtir com a família. Eu e meu marido estávamos viajando com o Zeca, nosso cachorro então, pra quem está procurando um lugar super pet friendly, encontrou! O que não falta é opções de hospedagem e restaurantes que aceitam cachorros. Aliás, a cidade é cheia deles!

Vou aproveitar esse blog para contar um pouco mais sobre nossa aventura pela região da Guarda.

Guarda do Embaú – Quando ir?

Bom, como qualquer destino de praia no sul do país, o ideal é aproveitar o verão para quem gosta de curtir a água. Isso porque, nos outros meses do ano, a água fica beeem gelada. Nós fomos em novembro e, por mais que estivesse muito calor, ainda foi difícil mergulhar o corpo todo na água. Mas se prepare, porque no verão a cidade lota muito e não tem a melhor das estruturas para recepcionar tanta gente.

Guarda do Embaú

Guarda do Embaú – Onde se hospedar?

Para aproveitar melhor o centrinho e a própria praia, o ideal é se hospedar o mais próximo possível para você conseguir se locomover a pé. Isso porque, a região é bem difícil de estacionar e você não quer dores de cabeça durante seu período relax, não é mesmo? Opções não faltam, a região é lotada de pousadinhas para todos os gostos e bolsos. Nós escolhemos a Pousada Container Eco Guarda. É uma pousada com alguns containers que são utilizados como quartos. Foi nossa primeira experiência em hospedagens desse tipo e adoramos tanto que repetimos depois em outras oportunidades!

Pousada Container Eco Guarda

A pousada, que é super pet friendly, fica distante um pouco mais de 1,5km da praia. É um pouquinho longe mas da para fazer o trajeto a pé tranquilamente. Eles não possuem recepção e as chaves ficam em um cofre para que os hóspedes possam pegar quando chegarem no local, tudo conversado pelo whats app com uma ótima estrutura de atendimento. Não há café da manhã mas tem geladeira dentro do container que você consegue armazenar as coisas para seu café. Há ainda um espaço comunitário com churrasqueiras e fogão caso você queira fazer comidas mais elaboradas. O lugar também conta com estacionamento interno. Bom, quem me acompanha aqui sabe que, quando eu me hospedo em um local que não gosto, eu já nem indico, mas essa pousada eu indico de olhos fechados! Entre em contato com eles pelo instagram ou saiba mais informações pelo site.

Pousada Container Eco Guarda

Pousada Container Eco Guarda

Guarda do Embaú – O que fazer?

Infelizmente, nossa estadia pela Guarda foi curta, sei que tem mais coisas para se fazer por lá e por isso está na lista do “queremos voltar” mas vou compartilhar com vocês nosso roteiro de 3 dias que foi o suficiente para amar a região.

Dia 1 – Vale da Utopia e praia do maço

Desde que me mudei de São Paulo para Santa Catarina, esse sempre foi um destino que quis conhecer por apresentar paisagens lindíssimas. O Vale da Utopia é uma região localizada entre a Praia da Pinheira e a Guardo Embaú. Para chegar lá, você pode escolher entre diversos caminhos de trilha, depende da sua disposição e tempo. Nós escolhemos a trilha menor, que demora em torno de 20 a 30 minutos. A trilha começa pela praia de cima. Colocando no GPS “vale da utopia” você vai conseguir chegar no ponto de início. Por la, existem diversos estacionamentos. Como havíamos ouvido falar que eles enchem rápido, chegamos bem cedo. Mas foi tão cedo que o estacionamento ainda não estava aberto e não tinha ninguém para nos dar instruções. Então decidimos ir até a praia da Pinheira, que é próxima dali, e fazer uma hora até o estacionamento abrir.

Sem querer, fomos surpreendidos, a praia da Pinheira é lindíssima! Não estava na nossa programação, mas foi uma bela surpresa! É uma praia com mar calmo e uma paisagem digna de quadros.

Praia da Pinheira

Bom, voltando a nossa trilha para o vale da Utopia. É uma trilha de nível fácil mas não se esqueça de ir de sapatos confortáveis e tome bastante cuidado caso tenha chovido em dias próximos, a trilha fica bastante escorregadia em alguns pontos. Para acessar o local você precisa passar por uma propriedade privada. Quando eu fui, não me cobraram nada, mas já ouvi dizer que é comum cobrarem 10 reais a entrada, então esteja preparado.

Pra dizer bem a verdade, tivemos uma dificuldade para encontrar o caminho correto para chegar no vale, porque embora a trilha seja toda demarcada, não havia placas da direção correta e, de primeira, fomos ao local errado. Aconselho você perguntar para pessoas que estejam no local para não errar. Mas tudo bem, valeu a pena, o local é realmente LINDISSIMO. Você sobe o morro, e quando começa a descer, se depara com uma paisagem de tirar o fôlego!

Praia do maço e vale da utopia

Praia do maço e vale da utopia

O local, de forma geral, é bem bucólico. Você se depara com vacas bem próximas a você e a praia, algo que não é tão comum de se ver. Bem, na nossa visita existia ali um bar onde você podia comprar bebidas e até algumas comidinhas e um banheiro público. Mas hoje, por decisão da justiça, ele não existe mais. Por isso, vá preparado e leve seu lanchinho e água na bolsa. No dia que fomos, não achamos seguro entrar na praia do maço. O mar ali é bastante agitado com muitas pedras.

Praia do maço

Depois da trilha, encontre um cantinho só seu e prepara-se para relaxar e curtir a vista. As sombras das árvores são bastante concorridas e necessárias em dias de calor. Nós não conseguimos nenhuma mas o Zeca aproveitou a cabana que fizemos para ele com canga, pedras e gravetos. Sim, fizemos a trilha com o Zeca, a primeira dele, e não tivemos problema nenhum em ficarmos com ele lá, inclusive tinha outras diversas famílias com seus pets.

Zeca tirando uma soneca no Vale da Utopia

Zeca tirando uma soneca no Vale da Utopia

 

Pra quem gosta de tirar foto, o vale da Utopia é perfeito. Qualquer ângulo que você olha você encontra pedras e uma vista deslumbrante para o mar, aproveite!

Vale da Utopia

Dependendo do quanto tiver sua fome e o clima no dia, aproveite o vale o máximo que puder. Mas não deixe para ir embora muito tarde devido a volta pela trilha. Não é muito seguro estar em um local que você não conhece 100% com o dia escurecendo.

Dia 2 – Dia na praia na Guarda do Embaú

Claro que esse dia precisa existir no seu roteiro. Tire um dia para curtir 100% a praia da Guarda do Embaú. Chegando na praia você tem duas opções: a primeira é ficar na areia na parte do rio Madre. Essa parte é menos disputada, mas também muito gostosa principalmente no final do dia. Ali você pode aproveitar a areia e o próprio rio para dar uns mergulhos. A segunda opção é pegar um barquinho com um barqueiro e atravessar o rio para chegar na praia. O valor é R$ 5,00 por pessoa (preço referente à novembro/2022) e eles vem e vão no trajeto a todo insta. Nos próprios barcos há um aviso dizendo que não é permitido ir com cachorro, mas nosso barqueiro não viu problema e liberou nossa ida. Claro que, para os mais aventureiros, você pode fazer essa travessia nadando ou com um Standup Paddle.

Barquinho Guarda do Embaú

Barquinho Guarda do Embaú

Chegando do outro lado, prepare-se para uma vista de tirar o fôlego! Uma praia como areia fofa e branca e mar perfeito para o surf. Dependendo da época das chuvas, a água se apresenta ainda mais esverdeada.

Praia Guarda do Embaú

Eu e Zeca na Guarda

Por la existem algumas barracas fixas de refrigerantes, água de coco e esses quitutes de praia. Mas não são muitas. Como tem que ficar pagando para atravessar, acredito que a quantidade de ambulantes é menor. Você pode a todo momento mesclar entre mergulhos no mar e no rio. A praia tem uma extensão muito grande e eu custo a acreditar que lota 100%. É uma praia deliciosa, eu realmente recomendo.

Dia 3 – Trilha prainha

Como toda boa trilha é bom começar lembrando: vá de calçados e roupas confortáveis, leve água e um lanchinho especial na mala. Essa trilha se inicia no costão esquerdo da Guarda do Embaú, é simples de chegar sendo a mesma trilha da pedra do Urubu. É só seguir pelo centrinho à esquerda que você vai encontrar. Lembra que falei que era possível você chegar no vale da utopia de diferentes formas? Então, por essa trilha você consegue chegar lá também, mas é uma caminhada e tanto.

Mapa Guarda do Embaú

Fonte: Google Maps

Bom, fiz essa ilustração no mapa para ficar mais fácil. Você tem duas opções para chegar na prainha. A primeira, em azul, basta seguir uma linha reta para subir e descer o morro. A segunda, já é mais complicada e é necessário dar o contorno pelo morro. Em compensação, você vai se deparar com paisagens belíssimas. Nossa escolha foi pela opção 02, mas porque não sabíamos que podíamos cortar por cima do morro. Como teve dias chuvosos, alguns lugares estavam bem escorregadios então quanto menos subida pra gente, melhor era. Prepare a memória do celular, você com certeza vai querer tira várias fotos por lá.

Vista trilha da prainha

Fotos, fotos e mais fotos.

Chegando na tal da prainha…. Na verdade, tire a ideia de “prainha” da cabeça, ela é até que grande. Mas tem um problema gigantesco, pelo menos enquanto estávamos por la: VENTA MUITO MUITO MUITO! As praias de Santa Catarina em si já têm uma fama por seus ventos, mas ali, estava difícil no manter até me pé as vezes, e vinha muita areia no olho, não estava nada agradável. A praia realmente é bem bonita e estava deserta, somente nós e o salva vidas e muitos urubus. Aliás essa foi outra parte estranha da viagem. Chegando lá vimos que tinha um animal de grande porte na praia. Pensamos que poderia ser uma baleia, ou outro animal marinho grande, mas quando chegamos mais perto, vimos que era um boi. Provavelmente deve ter caído do morro e se espatifado por ali. Coisa maluca né? Pensar em ver um boi morto na praia.

Prainha com muito vento

Bom, como estava um pouco insuportável ficar por lá, decidimos voltar, dessa vez pela trilha mais fácil de número 2 pois vimos pessoas chegando por lá. Depois de descer o morro você vai ter acesso a um pequeno espaço de areia a beira do rio, e foi por ali que decidimos passar o restante do dia. Uma pequena prainha de rio misturando com o mar. O vento estava bem menor mas a água continuava muito gelada.

Praia com rio

Pedra do Urubu

Antes e durante a nossa viagem lemos bastante sobre a trilha para a pedra do Urubu. Vimos que era um lugar lindíssimo, mas muitos alertaram que era um pouco perigosa em dias de chuva principalmente nos últimos metros. Como estávamos com o Zeca e dias depois de chuvas bem fortes na região, optamos por não fazer essa trilha, mas dependendo das condições que você estiver por lá, não deixe de visitar. Você vai poder ver de uma vista privilegiada o encontro do Rio Madre com o mar. Está na minha listinha voltar lá para ver.

Guarda do Embaú – Onde comer?

Claro que lugares de praia sempre são famosos por peixes, não é mesmo? E essa foi a nossa surpresa da Guarda, tivemos boas experiências com outras comidas por lá e vou contar para vocês. Lembrando que todos os restaurantes que fomos era Pet Friendly e conseguimos comer com o Zeca sem problemas.

Restaurante Guardião do Embaú

Esse foi o primeiro restaurante que almoçamos quando chegamos por la. É um lugar bem típico de praia, local bem gostoso com atendimento excelente. Pedimos um prato para dividir com filé de pescada, arroz, pirão, batata frita e salada, bem típico. O preço foi bem ok considerando para duas pessoas e o peixe estava bem gostoso.

Restaurante Big Bamboo

Aqui temos um restaurante um pouco mais arrumado, se vê que o público ali não se importa de gastar um pouco mais. Escolhemos por aperitivos esse dia pois havíamos comido lanches na praia e não tínhamos muita fome. O atendimento também é bom embora tenha muita gente, então, dependendo de onde sentar, nem sempre tem alguém para te atender com agilidade e a comida demora um pouquinho.

Los Frick Guarda

Se eu puder indicar um restaurante de olhos fechados, com certeza esse vai ser o Los Frick. Diferente dos demais que ficam ali no centro, aqui o restaurante fica um pouquinho mais afastado e precisa ir de carro, mas vale a pena. Com uma decoração lindíssima e um cardápio mexicano maravilhoso, tiramos esse dia para gastar um pouco mais e foi uma excelente escolha. Desde os drinks até a sobremesa, estava tudo uma delícia!

Açaí

Pra quem gosta de açaí tenho dois lugares bem gostosos para indicar. Em ambos os lugares achei que eram açaí bem naturais, sem gosto de guaraná. Um deles é o Surf na Guarda, bem próximo ao começo da trilha da prainha e o outro é o Lanikai, bem no centrinho.

Espero que você tenham gostado da minha passagem pela Guarda e quero saber depois como foi a sua. Boa viagem!

Você Pode Gostar

Deixe um Comentário

© 2024 Camilla Christino – Todos os direitos reservados. Conteúdo protegido por direitos autorais. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização da autora.