O melhor roteiro para explorar Cartagena das Índias em 3 dias

por Camilla Christino

Cartagena das Índias é um destino encantador e mora no meu coração por ter sido a minha primeira viagem internacional. A cidade, que fica na Colômbia, foi o ponto de partida de um cruzeiro por países do caribe (Aruba, Curaçao, Panamá e Venezuela) mas também nossa estadia por 4 dias. Se você quiser saber mais sobre o cruzeiro, fiz um post especial sobre ele aqui. Para viajar para Cartagena lembre-se que não precisa de visto mas você precisa estar com seu passaporte válido e estar portando seu Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) referente a vacina de febre amarela. Se você tem dúvidas de como tirá-lo, consulte o site do Ministério da Saúde aqui.

O avião da Avianca saiu de São Paulo à meia noite em julho, ou seja, em plena madrugada do inverno. Eu e minha irmã estávamos inteiramente capotadas de roupa. Fizemos uma pequena escala em Bogotá e, quando chegamos em Cartagena e descemos do avião, sentimos o clima do lugar: MUITO CALOR, MUITO VENTO E MUITO ÚMIDO, pelo menos para essa época do ano. É uma umidade tão forte que fez minha roupa grudar inteirinha no meu corpo no momento que sai do aeroporto.

É sério, a primeira coisa que fizemos quando chegamos no nosso hostel foi ir em um banheiro e tirar aquela calça jeans colada (precisei da ajuda da minha irmã para fazer isso, para vocês terem uma ideia) acho que posso chamar do meu primeiro perrengue internacional. Então minha primeira dica é, por mais que esteja frio de onde você esteja saindo e o avião também necessite de roupas mais quentes, vá com roupas confortáveis e leves por baixo ou já deixe preparadas na sua bolsa. Se possível já troque no aeroporto mesmo.

Para ir do aeroporto para nosso hostel pegamos um táxi logo na saída. E aqui vai outra dica valiosa: os táxis não possuem taxímetro e os preços são negociados diretamente com o motorista. Os preços que fizeram para nós foram justos mas negociar é sempre importante. Quando fomos ainda não existia Uber então não sei como funciona esse tipo de serviço por lá.

Moeda

A moeda de Cartagena é o Peso Colombiano, que geralmente é desvalorizado em relação ao real e possui aqueles números grandes (1 real é aproximadamente 920 pesos colombianos na conversão de hoje, fevereiro de 2023). A maioria dos lugares aceitam também dólares, mas a conversão é feita conforme a “querência” de cada comerciante e, tenha certeza, não vai valer a pena para você. Aconselho levar pesos colombianos em espécie, liberar seu cartão de crédito para comprar internacionais, e abrir uma conta digital como, por exemplo, a Wise que te permitirá fazer compras no local com cartão de débito já feito a conversão pelo app. É tudo muito simples e rápido.

Pra quem não conhece o cartão da Wise, é um cartão de débito internacional oferecido pela empresa Wise (anteriormente conhecida como TransferWise). Ele funciona como um cartão de débito comum, mas com a vantagem de poder ser usado em transações internacionais. Ele permite que você faça compras em lojas físicas e online em diferentes moedas, sem precisar pagar altas taxas de conversão de moeda estrangeira.

O cartão da Wise é vinculado à sua conta Wise, onde você pode armazenar e converter diferentes moedas. Quando você faz uma compra, o valor é debitado automaticamente na moeda correspondente na sua conta Wise, usando a taxa de câmbio real do mercado.

Além disso, o cartão da Wise não cobra taxas de transação no exterior, o que significa uma economia significativa em comparação com os cartões de crédito tradicionais. Para obter um cartão da Wise, você precisa criar uma conta gratuita na Wise e solicitar o cartão. O cartão será enviado para o seu endereço cadastrado e, assim que você ativá-lo, poderá começar a usá-lo para fazer compras em todo o mundo. Este é meu link para você fazer o cartão da wise, aproveite e tenha ainda mais benefícios ativando sua conta por ele.

Onde ficar em Cartagena?

Cartagena possui três grandes regiões:

Cidade murada – também conhecido como o centro histórico é a região que fica dentro da cidade murada onde também se encontram os principais pontos turísticos a cidade. Do outro lado dos muros fica o oceano e uma grande rodovia separa os dois.

Bocagrande – esse é o bairro mais moderno e novo de Cartagena. É conhecido pelos locais como “Miami” pela similaridade com a cidade contando com prédios altos a beira de um mar com águas esverdeada. É um local mais caro e afastado tanto do aeroporto quando dos pontos turísticos.

Gestsemaní – é um bairro bem próximo do centro histórico e conhecido localmente como “gente da gente”. É uma região onde você vai conhecer a vida real dos locais porque é geralmente onde eles moram. É uma região menos atrativa por não ser tão conservada, mas possui hospedagens econômicas.

Foto de dentro da cidade murada

De dentro da cidade murada – reparem no vento, o tempo todo!

Onde se hospedar na cidade murada?

Bom, quem me acompanha por aqui sabe que economia é comigo mesmo. Então a nossa escolha para essa estadia foi no Hostel El Viajero. Ficamos em um quarto compartilhado com 4 meninas e o banheiro também era compartilhado.

O custo-benefício valeu para época. Todos os recepcionistas eram muito atenciosos e nos ajudaram a todo momento, mesmo com nosso “portunhol”. A limpeza do local era boa. Só tome cuidado com o tamanho da mala. Fomos com uma mala grande e não conseguimos colocar no gavetão de baixo da cama. Por isso tivemos que deixar a mala fora e colocamos só pertences importantes debaixo da cama. E aqui vai outra dica, principalmente para quem fica em hostel: Sempre leve cadeados reservas, você pode precisar para colocar suas coisas em um local seguro.

Hostel El viajero

O que comer em Cartagena?

A cidade de Cartagena possui quatro grandes pratos típicos:

Arepas – um salgado arredondado com massa feita de farinha de milho (maíz). Pode ser frito ou assado e os recheios mais comuns são queijo, ovo e carne.

Patacones – Chips de banana verde empanada e frita. Elas são servidas junto com os pratos comuns como acompanhamento.

Arroz de coco – Existe uma versão mais clara e mais escura. É um arroz um pouco mais doce

Frutos do mar – como toda boa cidade de praia, os frutos do mar são bem comuns por la. Os peixes mais vendidos são Robalo e Pargo.

Uma dica importante, é comum os locais comerem algumas comidas com a mão então você pode encontrar luvas na mesa ou lencinhos para limpar antes de comer, e assim foi uma das minhas primeiras refeições – coxinha de frango com um balde de suco.

Comendo frango com a mão em cartagena

Alguns restaurantes que fomos que posso indicar:

La Cevicheria – Se você gosta de ceviche, esse é o seu lugar!

Juan Valdez – Quem curte um café precisa conhecer. Saímos com diversos pacotes de lá para presentear a família.

Café del Mar – Caro, mas a vista compensa, falo um pouco mais dele adiante.

Restaurante 1621 –  A verdade é que eu não tinha nem roupa para esse local. É um restaurante lindíssimo que fica dentro do hotel Sofitel Santa Clara que é um antigo convento. Infelizmente minhas economias não me permitem hospedar la mas só a visita ao restaurante valeu a pena. Claro que foi muito caro mas com certeza vale a pena não só pelo sabor mas também pelo lugar. Tivemos um encontro bem de perto com um tucano pelo passeio que demo pelo hotel. Não pudemos usar as dependências, mas pudemos conhecê-lo.

Hotel Sofitel Santa Clara

Hotel Sofitel Santa Clara

Tucano Hotel Sofitel Santa Clara

Tucano – Hotel Sofitel Santa Clara

Passeios em Cartagena

Centro

Como não tínhamos muito tempo na cidade, logo que chegamos no hostel deixamos as malas, mesmo antes do check in, e saímos para conhecer a cidade. Essa é a parte boa de estar na cidade murada, tudo é muito perto e se faz a pé. Lembre-se, como sou pão dura, nada de comprar internet. Pegamos um mapinha impresso no hostel e ele foi nosso melhor amigo.

Fomos imediatamente para a torre do relógio, o local que separa a cidade murada para fora dela. La um senhor muito simpático e humilde veio em nossa direção, falando em espanhol, dizendo que queria ser nosso guia e a gente não teve nem muito como responder que não e ele já estava nos levando para conhecer a cidade. Neste dia alguns dos lugares que conhecemos foi: Palácio da Inquisição, Museu do Ouro Zenú, Igreja de San Pedro Claver. Todo esse trajeto foi feito com nosso guia. Se você se deparar com essa situação, combine com ele o preço antes. No nosso caso, no final não combinamos, mas ele foi tão bonzinho que não queria cobrar, disse que poderíamos pagar quanto achássemos que seria suficiente.

Praça da torre do relógio

Praça da torre do relógio

Torre do relógio vista de fora da cidade murada

Torre do relógio vista de fora da cidade murada

A Plaza de Santo Domingo traz diversos restaurantes e um monumento muito famoso “La Gorda Gertrudis”. Uma beldade de bronze está nua em um pedestal na praça. Há rumores de que, se você esfregar o seio dela, terá boa sorte. Esta estátua foi criada pelo mundialmente famoso artista colombiano Fernando Botero.

 

La Gorda Gertrudis

La Gorda Gertrudis

Islas del Rosario

Quem vai para Cartagena não pode deixar de fazer um passeio para as Islas del Rosario. Islas del Rosario é um arquipélago formado por 27 ilhas localizado a cerca de 1h da cidade de Cartagena. Algumas das ilhas são desertas e preservadas e outras possuem estruturas que recebem turistas para passar o dia (Day Use).

Para chegar na ilha basta ir até o porto de Cartagena e você será assediado por diversas agências para fazer o passeio. Lembre-se que os barcos saem as 9h da manhã então chegue cedo para não perder o embarque, embora sempre haja um atraso. O barco é relativamente grande, mas fica bem cheio. Com animadores e música alta o tempo inteiro.

O passeio que escolhemos tinha duas paradas: a primeira no Oceanário e a segunda na Playa Blanca. Nos arrependemos de pegar essa parada porque, chegando la, tinha que pagar mais a entrada e, pelo tamanho do local, julgamos não valer a pena e tivemos que esperar pela próxima parada.

O tempo até a Playa Blanca demora por volta de uma hora. Você ficará por volta de 5 horas aproveitando a ilha, relaxando sob o sol com uma vista paradisíaca. A maioria das agências que fazem esse passeio já oferecem um almoço simples, incluso no preço inicial, que incluem arroz de coco, um peixe, patacones, um bebida (refrigerante, água ou cerveja) e uma cocada de sobremesa. A comida estava bem gostosa, com gosto de caseira. A cor da água do mar na ilha é realmente incrível e nem algumas gotas de chuvas atrapalhou o passeio. Mas saiba que vai encontrar uma aglomeração de pessoas, infelizmente todo mundo quer conhecer o paraíso e você vai ter que dividi-lo com bastante pessoas.

Playa Blanca

Playa Blanca

Café del Mar

O Café del Mar é um restaurante que fica em cima da muralha e tem uma vista incrível para o mar. Como já falei anteriormente, ele é um pouco caro, mas você paga pela vista. Nós pedimos somente uma água e depois fomos para outro restaurante comer e pegar menos! O menu de comida é realmente pequeno, o pessoal vai procurando mais bebidas e drinks. Durante o dia ele está fechado e começa abrir no final da tarde. É nesse horário que começa a encher de turistas interessados no melhor ângulo para avistar o pôr do sol. Tente chegar cedo e pegar mesas mais próximas da beirada para você conseguir curtir o visual em sua plenitude, o lugar fica realmente cheio. Infelizmente, no nosso dia algumas nuvens chegaram para atrapalhar, mas mesmo assim foi incrível!

Café del mar, durante o dia

Café del mar, durante o dia

Café del mar, por do sol

Café del mar, por do sol

Castelo de San Felipe de Barajas

Você está andando pela rua, tranquilamente, e de repente se depara com uma construção gigantesca, no alto, com uma base grande que vai diminuindo conforme altura. Essa é a visão que você tem ao se aproximar do Castelo de San Felipe de Barajas ou Castillo de San Felipe de Barajas, como se diz em espanhol. O castelo teve como função proteger Cartagena de ataques estrangeiros e sua localização estratégica permitia observar possíveis inimigos vindos por terra ou mar.

Castelo de San Felipe de Barajas

 

Aconselho a chegar no local de manhãzinha para fazer o passeio para fugir do calor intenso. Não esqueça de levar garrafinhas de água pois a caminhada é um pouco longa para quem não está acostumado. É super possível chegar ao local a pé estando na cidade murada.

Quem tem coragem, pode se aventura dentro dos túneis que guardam muitas histórias. Os mais escuros, confesso que não tive muita coragem de ir até o final. La em cima tem uma bandeira da Colômbia gigante e uma vista incrível, tenha fôlego e vá até la!

Túneis - Castelo San Felipe de Barajas

Túneis – Castelo San Felipe de Barajas

 

Pra quem ama tirar foto com bandeira como eu!

 

E assim encerro meu relato de 4 dias incríveis nesse cidade linda chamada Cartagena das Índias. Com certeza esse destino entrou na minha lista dos “Quero voltar”. E você, já visitou o lugar? Tem mais dicas ou curiosidades? Ficou com alguma dúvida? Comenta aí embaixo que vou adorar!

Você Pode Gostar

Deixe um Comentário

© 2024 Camilla Christino – Todos os direitos reservados. Conteúdo protegido por direitos autorais. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização da autora.