Urubici (SC): desbrave suas montanhas e cachoeiras

por Camilla Christino
Vista deslumbrante do topo do morro do campestre

Vou começar esse relato perguntando uma coisa: você ainda está com dúvidas se deve visitar Urubici? Então se prepare que você vai conseguir tomar sua decisão agora mesmo e, antes de você ler tudo, eu já vou dizer minha opinião: NÃO PERCA TEMPO E JÁ RESERVE SUA HOSPEDAGEM AGORA MESMO! Urubici é uma cidade encantadora e aqui você vai descobrir o porquê. Os tripulantes dessa viagem foram: Eu, meu marido e nosso cachorro, o Zeca. Então tudo o que você vai ver por aqui são locais pet friendly desde hospedagem, restaurantes e passeios. Urubici é uma cidade muito acolhedora para os nossos pets.

Urubici é um destino ideal para quem busca tranquilidade, ar puro e contato com a natureza, oferecendo diversas opções de atividades ao ar livre, como trilhas, cachoeiras e montanhismo. Além disso, a cidade conta com uma boa infraestrutura turística, com opções de hospedagem e gastronomia.

Urubici – Localização.

Urubici está localizada na região serrana do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. Situada a 173 km de distância da capital Florianópolis, é por lá que também fica o aeroporto mais próximo o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz. De lá é necessário seguir de ônibus ou carro até a cidade. A minha dica é: se puder alugue um carro porque é a melhor forma de se locomover por Urubici já que as atrações são distantes entre si.

O trajeto mais rápido entre Florianópolis e Urubici é pela BR-282, ele dura por volta de 3 horas devido a subida da serra. Mas ainda você tem duas opções pra quem gosta de aventuras e belezas naturais. As opções são Serra do Rio do Rastro (SC-390) e a Serra do corvo branco (SC-370).

Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro

Fonte: Wanderlei Oliveira

Peguei emprestada a foto do blog do Wanderelei Oliveira para mostrar a preciosidade que é a Serra do Rio do Rastro. Quando fomos essa estrada estava fechada devido a obras e isso acontece com frequência principalmente em épocas de chuvas com desmoronamentos. Aliás eu não aconselho pegar nenhuma dessas duas últimas serras que comentei em dias de chuva ou pós chuvas torrenciais, elas se tornam perigosas e muitas vezes são fechadas. Voltando a Rio do Rastro, ela é composta por impressionantes e muitas vezes sinuosas 284 curvas. Chegando lá no topo você vai encontrar um mirante, a mais de 1460 metros de altitude, com uma vista espetacular da estrada. Espero que tenha sorte pois, no dia que visitamos o mirante, a serra estava com muita serração e eram raros os momentos que conseguíamos ver alguma coisa. Por ali, se prepare para encontrar alguns quatis, doidos para roubarem sua comida, não vacila, rs!

 Quatis – Mirante da Serra do Rio do Rastro

Quatis – Mirante da Serra do Rio do Rastro

Em relação a Serra do Corvo Branco, você vai encontrar ainda mais aventura e uma cena impressionante. Ela possui o maior corte em rocha no Brasil com 90 metros de profundidade. É isso, você passa no meio da rocha enquanto está descendo (ou subindo) a serra. Muita gente aproveita e para por ali para tirar fotos no meio da estrada.

Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco

Boa parte dela é asfaltada, mas o asfalto vive cedendo com buracos gigantescos em dia de chuvas e fica intransitável. Eu aconselho você, pelo menos, dar uma passada para tirar uma foto durante sua estadia por lá. Nós resolvemos pegá-la para descer na nossa saída da cidade e, preciso avisar, precisa ter sangue frio por ali. Principalmente para o motorista.

Urubici – Quando ir?

Como toda cidade de serra, Urubici é mais famosa no inverno. A temperatura média anual em na cidade é 14.5 °C e, se você tiver muita sorte, consegue ver neve pela região, mas não com muita frequência. Cidades próximas como São Joaquim e Urupema é mais fácil você encontrar a chuva congelada. Lembre-se que por ser mais famosa, também é bem mais cheia. No inverno tudo fica mais caro e lotado: restaurantes, estradas e atrativos. Nós fomos no auge da primavera e conseguimos pegar friozinho e calor ao mesmo tempo, eu super recomendo.

Urubici – Onde se hospedar?

A cidade de Urubici não é muito grande mas na região você vai encontrar de tudo desde hotéis e pousadas mais tradicionais até cabanas bem luxuosas com visuais incríveis. Quem me acompanha por aqui eu gosto muito do BBB para minhas hospedagens– Bom, Bem localizado e Barato. Eu aconselho mesmo assim você ficar mais próximo do centro por ser melhor a locomoção além de estar perto de restaurantes e comércios locais. De forma geral, mesmo fora da temporada, achei as hospedagens caras, mas conseguimos um lugar excelente!

O lugar está no Airbnb intitulado como “Casa de Campo”. Pensa em um lugar que você vai se sentir em casa. Tudo muito limpo e organizado e itens de cama, mesa, banho e cozinha com as melhores marcas. Brincamos que a casa tinha coisas muito melhores condições do que nossa própria casa. Ela fica localizada na cidade, bem próxima do centro. Tivemos um suporte excelente da anfitriã. Infelizmente ela não estava por la na nossa estadia mas deixou uma substituta excelente que nos ajudou a todo instante, inclusive ela é dona de uma pensão que fica ali ao lado e você pode comprar café da manhã com ela caso queira. Recomendo de olhos fechados.

Casa de campo - Urubici

Casa de campo

Urubici – O que fazer?

O que não falta são atividades para fazer em Urubici. Nossa estadia por la foi curta de apenas 4 dias e 3 noites mas, mesmo assim, conseguimos fazer bastante coisa.

Morro do Campestre

O Morro do Campestre é uma das atrações mais incríveis da cidade de Urubici, situada na Serra Catarinense. Com uma altura de 1.403 metros, ele é um destino popular para quem ama trilhas muito fáceis e paisagens deslumbrantes. O acesso ao Morro do Campestre é através da rodovia SC-370, que liga Urubici a Grão-Pará. A estrada por ali é de terra batida, mas é tranquilo de chegar com automóveis comuns, sem a necessidade de ter um 4X4. O acesso a trilha é feito por dentro da fazenda Morro da Cruz. Após entrar na fazendo, você precisará parar no Paradouro Morro do Campestre, que é uma espécie de restaurante que tem logo depois da entrada para fazer a compra dos ingressos. O valor é R$ 25,00 por pessoa (valor de 2022).

Depois você está livre para estacionar o seu carro. Quanto mais você conseguir subir com o carro nos estacionamentos acima, melhor vai ser pois a caminhada a pé será menor. A trilha toda é pavimentada com asfalto e escadas/degraus. O percurso conta com uma variedade de paisagens com vistas panorâmicas deslumbrantes. Eles também instalaram diversos locais instagramáveis para você tirar foto bem fofas durante o trajeto.

Locais instagramáveis – Morro do campestre

Locais instagramáveis – Morro do campestre

Ao chegar ao topo do Morro do Campestre, é possível contemplar uma vista de 360 graus da região, com destaque para as montanhas e vales que se estendem até onde a vista alcança. A paisagem é simplesmente deslumbrante e certamente irá te deixar sem palavras. Você vai encontrar formações rochosas belíssimas e, inclusive, uma pedra que parece ter um furo no meio. Prepare a memória do celular, fotos bonitas não vão faltar.

Pedra furada no morro do campestre

Pedra furada no morro do campestre

Vista deslumbrante do topo do morro do campestre

Vista deslumbrante do topo do morro do campestre

Já li em outros lugares que o pôr do sol tem uma vista de tirar o fôlego por la, e eu posso imaginar. Do dia que fomos tinha bastante nuvens então fomos embora pois não conseguiríamos aproveitar. Para visitar o Morro do Campestre, é importante estar preparado com roupas e calçados confortáveis para caminhada. La em cima venta bastante então, se estiver por lá nas estações mais quentes, leve um casaquinho que você pode precisar.

Canion espraiado e Balanço infinito

Prepare-se para grandes emoções. Antes de fazermos nossa viagem, eu tinha colocado na minha cabeça que queria visitar o balanço infinito porque as fotos que eu tinha visto de lá eram incríveis. Mas não tinha ideia do perrengue que era para chegar lá. Bem, estávamos com um Ford KA+ e sabíamos que a possibilidade de subir qualquer montanha com ele seria impossível. Por isso encontramos pela cidade um local que fazia passeio com automóveis 4×4 de forma oficial para o Balanço Infinito. Você tem várias formas de escolher o seu passeio montando o valor, roteiro e adicionais que quiser, escolhemos o que incluía guia, 4×4 e galochas para visitar tanto o Cânion Espraiado quanto o Balanço Infinito. O valor ficou um pouco salgado, por volta de 400 reais para duas pessoas, já incluindo os ingressos de autorização de entrada.

Ambos ficam dentro de propriedades particulares diferentes, sendo necessário pegar autorização para visitar. Esta autorização custa R$25 por pessoa (valor de 2022), para cada atração e é vendida online no site oficial caso você queira se aventurar sozinho.

Eu aconselho muito pegar o guia, principalmente se você é inexperiente. Foi caro, mas valeu a pena, principalmente porque eles conhecem cada particularidade do local. O trajeto dura uma hora para chegar no balanço infinito e mais uns 40 minutos para ir do balanço infinito até o Cânion Espraiado – tudo isso em uma estrada com bastante pedras, chacoalhando de lá pra cá. Chegando no morro do balanço infinito, tivemos uma decepção, estava muita neblina, e muita cerração, não conseguíamos enxergar nada lá para baixo.

Cerração Balanço Infinito

Cerração Balanço Infinito

O Zeca encontrou um amigo para brincar e ficamos ali por um tempo. Aliás, se prepare para encontrar com muitos cãezinhos, principalmente da raça Border Collie, durante todo seu passeio em Urubici.

Zeca com amigo

Zeca com amigo

E aqui veio a importância do guia, pelo vento e localização das nuvens ele falou vamos esperar um pouco que vai abrir, mas vocês vão ter que ser rápidos nas fotos. E foi exatamente isso que aconteceu, em questão de minutos o céu começou a abrir e veio aquela vista espetacular de parecer estar acima das nuvens. Claro, que sem elas, a vista das montanhas seria muito bonita também, mas aquela sensação de estar bem pertinho do céu é inexplicável, parecia um tapete de nuvens.

Vista Balanço do Infinito

Vista Balanço do Infinito

Balanço do Infinito

Balanço do Infinito

Saindo de lá fomos rapidinho para o Cânion Espraiado isso porque a previsão de visibilidade não era das melhores. E aqui vai mais uns pontinhos para o guia. Nós jamais saberíamos a rota para chegar nos lugares corretos, a trilha não é bem sinalizada, é escorregadia e estava com muita neblina. Havia muita dificuldade para enxergar além de 1 metro da nossa visão. O uso das galochas foi totalmente essencial, ainda assim pisamos em poças bem grandes que molharam dentro das galochas.

Essa primeira foto foi a nossa primeira parada, o guia disse que a vista dali para os cânions era para ser lindíssima, mas não demos sorte. Só pelo meu cabelo dá para sentir o drama das gotículas d´agua que circulavam junto com a neblina. Não era chuva, era só neblina com água mesmo.

Neblina no Mirante da Cachoeira do Adão

Neblina no Mirante da Cachoeira do Adão

Depois dali fomos descendo, a ideia era chegar no topo da cachoeira do Adão. O trajeto ficou ainda mais complicado, com descidas por corda entre as pedras – com um cachorro na mão. Peguei essa foto emprestada do site “Turismo de primeira” para mostrar até onde fomos. A flecha vermelha é o exato local onde tiramos a foto a seguir. Incrível, não é mesmo? Pena que o tempo não ajudou. Mas por alí pudemos nos debruçar sobre a pedra e ver a água toda caindo lá pra baixo. Não tiramos fotos com medo de perdemos o celular cachoeira abaixo (já pensou)?

Cachoeira do Adão

Cachoeira do Adão

Fonte: Turismo de primeira

Piscinas naturais e topo da Cachoeira de Adão

Piscinas naturais e topo da Cachoeira de Adão

Cachoeira Papuã

Os passeios pelo Cânion Espraiado e pelo balanço infinito duraram uma manhã inteira e foi bem cansativo, mas como nosso tempo era curto, não havia tempo para descansar logo emendamos uma visita a cachoeira Papuã. Mais um lugar super Pet Friendly! Ao chegar por la você se depara com uma estrutura lindíssima! Primeiro tem um café onde você vai pagar pelos ingressos (Valor R$ 35,00/pessoa – 2021). Depois você caminha por uma passarela de um pouco mais 300 metros de extensão que terminam em um mirante de vidro para contemplação da paisagem incrível. Precisa ter coragem, quem tem aflição aconselho não olhar pra baixo enquanto estiver na plataforma. Quando estivemos por la o dono nos contou que iriam começar a instalar a Sky Bike que ligaria uma ponta a outra e um Balanço – cada vez mais você vai descobrir que Santa Catarina é apaixonado por balanços!

Mirante da Cachoeira Papuã

Mirante da Cachoeira Papuã

Cachoeira Papuã

Cachoeira Papuã

Cascata do Avencal

Cachoeiras nunca é demais para um dia só, não é mesmo? E lá fomos nós para mais um parque com diversas atrações e, claro, mais cachoeiras. Chegando no Parque Cascata do Avencal você terá que pagar o ingresso de R$ 30,00 por pessoa (preço 2021) e terá acesso a mirantes, balanços e vistas incríveis da cachoeira. Existe ainda a possibilidade de comprar a parte outras atrações como tirolesa (pra quem é bastante corajoso, o que não é meu caso).

Um dos mirantes é suspenso, de chão de vidro, e avança bastante além da montanha, confesso que minhas pernas tremeram um pouquinho mas a vista é maravilhosa.

Mirante Parque do Avencal

Mirante Parque do Avencal

Cachoeira do Avencal

Cachoeira do Avencal

O segundo mirante é um pouco mais longe da cachoeira, mas a vista continua linda! Por ali você também vai encontrar um balanço gigante. Ao mesmo tempo que é libertador a sensação de se balançar, torna-se uma aventura, nem todo mundo consegue. Isso porque ao balançar para frente você está ali, a beira do penhasco. E aí, teria coragem?

Mirante cachoeira do Avencal

Mirante cachoeira do Avencal

Balanço no parque do Avencal

Balanço no parque do Avencal

Andando pelo parque e dando um contorno pela cachoeira, você vai se deparar com novas vistas que encantam.

Cachoeira do Avencal

Cachoeira do Avencal

Com o mesmo ingresso você avança de carro pelo parque mundo novo. Não tem muita estrutura por lá mas você tem acesso a mais uma cascata bem charmosa, a cascata Mundo Novo.

Cascata Mundo Novo

Cascata Mundo Novo

Descobrimos depois que é possível, com o mesmo ingresso também, chegar à parte inferior da cascata Papuã, mas como não sabíamos na época, não fizemos a visita. Quando estiver por lá, pergunte na entrada que certamente eles vão te explicar como chegar, acredito que deva valer a pena.

Morro do Parapente

Se você acha que os balanços da cidade acabaram, você está muito enganado. No morro do parapente tem a maior concentração de balanços que já vi em um lugar. Tem de todo tipo e tamanho e, por ser o topo de uma montanha, você terá visão 360° de toda a cidade de Urubici. A subida é por uma estradinha de chão batido, mas que dá pra andar tranquilamente com carros sem ser 4×4. Chegando lá você vai ser recepcionado por diversos cachorrinhos, o Zeca adorou. A entrada para curtir o local é R$ 25,00 por pessoa e você pode aproveitar todas as atrações do lugar com diversos adereços instagramáveis. Você também pode fechar diretamente com eles um piquenique onde eles fornecem todos os quitutes. O pôr do sol de lá também é lindíssimo.

Cachorrinhos no morro do parapente

Cachorrinhos no morro do parapente

Balanço morro do parapente

Balanço morro do parapente

Morro do parapente

Morro do parapente

Cascata da Barrinha – Bom Jardim da Serra

No mesmo dia que fizemos a visita ao mirante da serra do Rio do Rastro, passamos por uma cidade muito lindinha chamada Bom Jardim da Serra. Por ali, bem próximo ao pórtico você vai encontrar uma cascata de nome cascata da barrinha e eu super aconselho dar uma paradinha para tirar umas fotos. O lugar é digno de filme.

Cascata da barrinha

Cascata da barrinha

Morro da Igreja e Pedra Furada

O Morro da Igreja e a Pedra Furada são dois dos principais pontos turísticos de Urubici. A trilha para chegar ao topo do Morro da Igreja é tranquila quando o tempo está bom, com cerca de 3 km de extensão em local asfaltado. A recompensa é uma vista incrível da região e do famoso cartão postal da cidade, a Pedra Furada. O morro sedia uma base de aeronáutica que controla o espaço aéreo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. É o ponto habitado mais alto do sul do Brasil e ali foi registrada, em 1996, a temperatura oficial mais fria do brasil 17,8°C negativos. Venta muito por lá então é imprescindível a presença de casacos quentes, mesmo no verão. A visita é gratuita, mas é necessário fazer o agendamento prévio pelo site da ICMBIO e após isso, retirar o ticket na SEDE DO ICMBIO DE URUBICI para que por fim, você consiga fazer a visitação.

Você também pode fazer a trilha que leva até a pedra furada. Ela tem 8 km de extensão (ida e volta) e leva por volta de 5 horas. O acesso é autorizado mediante agendamento antecipado e permitido somente com o acompanhamento de condutores cadastrados no Parque Nacional de São Joaquim. A previsão do tempo pode cancelar sua trilha antecipadamente, no mesmo dia ou até horas antes de ela acontecer.

Nós não fizemos o passeio pois, infelizmente, não é permitido entrar com pets por lá então tivemos que deixar para uma próxima oportunidade.

Urubici – Onde comer?

Como ficamos em um Airbnb super equipado, aproveitamos para economizar e comemos bastante em casa. Mas indico dois restaurantes, Pet Friendly, que fomos e eram deliciosos.

Semola – é um restaurante de comida italiana. O dono, um italiano bem simpático faz questão de circular pelas mesas e ficou encantado pelo Zeca, que ganhou diversas linguiças durante o jantar. Os dois pratos de massas que pedimos estavam espetaculares, eu super recomendo.

Bodegão da Serra – a princípio, pelo nome, não parece o que o restaurante representa. De início achávamos que ia ser um local mais simples, mas nos enganamos completamente. O restaurante tem pratos deliciosos de carne, muito charme por todos os cantos e um local especial para os pets lá dentro. O Zeca ainda ganhou um biscoitinho quando chegamos e uma tigela de água. Isso que eu chamo de ser Pet Friendly.

Espero que vocês tenham gostado da nossa aventura e que aproveitem muito sua estadia por Urubici. Boa viagem!

Você Pode Gostar

3 Comentários

ALEXANDRA MORCOS 09/05/2023 - 11:16 PM

Obrigada pela menção, querida! Seu post está ótimo, adorei! Me fez lembrar desse lugar muito especial que é Urubici!

Resposta
Camilla Christino 11/05/2023 - 6:31 PM

Obrigada Alexandra! Realmente Urubici é um lugar maravilhoso! Obrigada por emprestar sua foto e também por compartilhar experiências e viagens incríveis por esse mundão!

Resposta
ALEXANDRA MORCOS 12/05/2023 - 2:28 AM

Eu que agradeço pela parceria!!!

Resposta

Deixe um Comentário

© 2024 Camilla Christino – Todos os direitos reservados. Conteúdo protegido por direitos autorais. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização da autora.