O que fazer em Atenas: roteiro prático 3 dias

por Camilla Christino
Partenon

Atenas é uma das cidades mais antigas e fascinantes do mundo. Berço da democracia, da filosofia e das artes, a capital da Grécia é um destino imperdível para quem ama história, cultura e beleza. A cidade não pode deixar de estar no seu roteiro pela Grécia e você vai entender hoje o porquê. Prepare-se para se encantar por Atenas!

Onde se hospedar em Atenas?

Escolher onde se hospedar em Atenas é uma decisão importante para aproveitar ao máximo a sua viagem pela capital da Grécia. A cidade oferece diversas opções de bairros e hotéis para todos os gostos e bolsos, mas alguns se destacam pela localização, pelo charme ou pelo conforto.

Um dos bairros mais recomendados para se hospedar em Atenas é Plaka, o mais antigo e turístico da cidade. Ficando em Plaka, você estará aos pés da Acrópole, o principal cartão-postal de Atenas, e poderá explorar as ruas estreitas e cheias de lojinhas, restaurantes e bares que compõem o cenário típico grego. Plaka tem hotéis para todos os orçamentos, mas é bom reservar com antecedência, pois a região costuma ficar lotada na alta temporada.

Outra opção interessante para se hospedar em Atenas é a região da Praça Syntagma, o centro político e administrativo da cidade. Aqui fica o parlamento grego, onde acontece a famosa troca de guardas, e também uma grande variedade de hotéis, desde os mais econômicos até os mais luxuosos. A Praça Syntagma tem a vantagem de ter uma estação de metrô que se conecta diretamente com o aeroporto, facilitando o seu deslocamento na chegada e na partida.

Nós ficamos em um hostel, que não existe mais, nessa região da Praça Syntagma e foi ótimo. A proximidade do metrô nos ajudou bastante na locomoção à lugares mais distantes. Ao mesmo tempo, a região é superacessível e é possível ir caminhando até restaurantes, lojas e até mesmo à Acrópole.

Tanto no Booking quanto no Hostelword você terá acesso a uma infinidade de opções onde uma, com certeza, vai caber no seu bolso.

Dia 1 – Visita à Acrópole + Sítio arqueológico

A Acrópole é o tesouro mais precioso de Atenas e um dos locais mais emblemáticos da Grécia antiga. Localizada no topo de uma montanha rochosa, oferece uma visão deslumbrante da cidade e uma experiência imersiva na história e na cultura grega. No topo da Acrópole, encontra-se o Partenon, o majestoso templo dedicado à deusa Atena, padroeira da cidade.

A melhor época para visitar a Acrópole é durante a primavera e o outono, quando o clima é mais ameno e as multidões são um pouco menores. É recomendável chegar cedo para evitar filas e aproveitar a visita com tranquilidade. Vale ressaltar que o local pode ser bastante movimentado durante o verão e nos horários de pico, então a paciência é fundamental. Não esqueça de levar água para se hidratar pois a subida pode ser bastante cansativa.

O horário de funcionamento é das 8h às 20h (última entrada às 19h30), todos os dias da semana. O valor do ingresso fica mais caro na alta temporada (de abril a outubro) e mais barato na baixa temporada (de novembro a março). Os ingressos para a Acrópole não se esgotam nas bilheterias. Mas é melhor chegar já com o bilhete em mãos. As filas para comprar na hora são sempre grandes, especialmente pela manhã. Garanta seu ingresso adiantado pela internet pelo Tiqets e evite esse transtorno. Veja abaixo as opções:

Acrópolis: Compre seu ingresso aqui

Combo Acrópolis + Sítio Archaeological: Compre seu ingresso aqui

O lugar é realmente incrível! Foi um dos mais lindos que já visitei. Principalmente por você se deparar com construções de alguns mil anos atrás que sobreviveram depois de tantas guerras e catástrofes. Claro que muita coisa foi reconstruída e restaurada ano após ano, mas mesmo assim é impressionante, é um tour pela história antiga no meio da civilização atual. Lá de cima você ainda tem uma vista incrível de toda Atenas. Veja algumas fotos abaixo que você vai concordar comigo!

Teatro de Dionísio Eleuthereus

Teatro de Dionísio Eleuthereus

Odeão de Herodes Ático

Odeão de Herodes Ático

Vista de Atenas

Vista de Atenas

Erecteion

Erecteion

Partenon

Partenon

 

A maioria dos lugares tem cordas onde você não consegue chegar muito perto

Acrópole vista debaixo

Acrópole vista debaixo

O passado e o presente se misturam

Grandiosidade dos templos

Grandiosidade dos templos

Detalhes grandiosos

Detalhes grandiosos

Depois de sair da acrópole, a alguns metros dali, você vai estar no Templo de Hefesto. Ele é um antigo templo grego localizado na Ágora de Atenas. Ele é dedicado a Hefesto, o deus grego da metalurgia e da forja, e a Atena, a deusa da sabedoria e da guerra. Este templo é um dos poucos que sobreviveram relativamente intactos desde a antiguidade.

O Templo de Hefesto foi construído durante o século V a.C., por volta de 449-415 a.C., durante a Idade de Ouro de Atenas. O templo faz parte do sítio arqueológico, portanto, caso você escolha pelo combo, o ingresso para cá estará incluído.

Templo de Hefesto

Templo de Hefesto

Existem também outros lugares próximos que você pode visitar no mesmo dia, depois do almoço, que fazem parte do sítio arqueológico como a Livraria de Adriano, Kerameikos e Escola de Aristóteles. O que acontece é que, nesses lugares, as construções não estão tão intactas (ou, às vezes, quase nada intactas), o que causa um pouco de frustração. Então veja o que dá para encaixar no seu dia e no seu roteiro, sempre destacando os mais importantes.

Livraria do Adriano

Livraria do Adriano

Vamos falar sobre o Templo de Zeus. Mais um lugar que faz parte do Sítio arqueológico e estará incluído no seu pacote. Deixei por último para conseguir dar o destaque que esse templo merece. O Templo de Zeus Olímpico, também conhecido como o Templo de Zeus em Atenas, foi dedicado a Zeus, o deus supremo do panteão grego e governante do Monte Olimpo. Este templo é uma das maiores estruturas antigas sobreviventes na Grécia e representa uma conquista impressionante da arquitetura grega clássica.

A construção do Templo de Zeus começou no século VI a.C., mas foi interrompida devido a conflitos políticos e financeiros. Foi somente no século II d.C., durante o reinado do imperador romano Adriano, que o templo foi finalmente concluído. O templo originalmente abrigava uma estátua colossal de Zeus feita pelo famoso escultor grego Fídias. No entanto, a estátua foi perdida ao longo dos séculos, e hoje restam apenas algumas ruínas do templo. Algumas das colunas ainda estão de pé, proporcionando uma ideia da magnitude e da grandiosidade do local. É sério gente, as colunas são imensas de alta e o lugar é maravilho. Eu, realmente, fiquei fascinada!

Templo de Zeus

Templo de Zeus

A noite, se conseguir, escolha um restaurante que tenha vista para a Acrópole e para Ágora. Eles ficam acesos a noite e é uma beleza estonteante.

Olha o tamanho das colunas perto das pessoas

Olha o tamanho das colunas perto das pessoas

Ancient ágora de noite

Ancient ágora de noite

Dia 2 – Museu da Acrópole + Estádio Panatenaico

No segundo dia você provavelmente, vai estar cansado de tanto andar. Mas vamos lá acorde cedo e partiu Estádio Panatenaico. O Estádio Panatenaico, também conhecido como Kallimármaro, é um antigo estádio localizado em Atenas, Grécia. É o único estádio do mundo construído inteiramente em mármore e um dos locais esportivos mais antigos do mundo. O estádio foi originalmente construído no século IV a.C. para sediar as competições atléticas dos Jogos Panatenaicos, uma antiga competição esportiva que fazia parte das festividades em honra à deusa Atena.

A estrutura atual foi reconstruída em mármore no século IV d.C. pelo imperador romano Herodes Ático e foi usada para competições atléticas durante os Jogos Panatenaicos até o século IV d.C. Mais tarde, durante os séculos seguintes, o estádio foi abandonado e eventualmente coberto por terra.

O Estádio Panatenaico que vemos hoje foi renovado para sediar os primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896. O estádio foi restaurado em mármore branco para se parecer com o original e foi palco das provas de atletismo e da cerimônia de entrega de medalhas.

O horário de funcionamento do estádio é:

De março até outubro: todos os dias, das 08:00 às 19:00 horas.
De novembro a fevereiro: todos os dias, das 08:00 às 17:00 horas

Como sou uma apaixonada por esportes gastamos um tempão lá. O lugar é lindo e você pode sentar em diversos lugares e somente apreciá-lo por diversos ângulos. De todos os lugares visitados em Atenas, foi lá que eu mais gostei.

Acrobacias no estádio de Panatenaico

Acrobacias no estádio de Panatenaico

 

Estádio Panatenaico

Estádio Panatenaico

Estádio Panatenaico - Atenas

Estádio Panatenaico – Atenas

Estádio Panatenaico - Atenas

Estádio Panatenaico – Atenas

 

Museu da Acrópole:

O museu da Acrópole possui uma arquitetura moderna e elegante e contrasta com os elementos históricos da Acrópole, criando um ambiente que destaca tanto a antiguidade quanto a contemporaneidade. O museu está localizado ao pé da Acrópole, oferecendo uma vista espetacular do antigo local arqueológico.

Museu de Atenas

Museu de Atenas

O museu abriga uma vasta coleção de esculturas, frisos, relevos e outros artefatos que datam da Grécia Antiga. Muitas das peças em exibição são oriundas dos edifícios da Acrópole, como o Parthenon, o Erechtheion, o Templo de Atena Nike, entre outros.

As exposições são organizadas de forma a seguir a cronologia e o contexto histórico, permitindo aos visitantes entender a evolução da arte e da cultura grega antiga.

Uma característica única é o piso de vidro que cobre parte do museu, permitindo aos visitantes ver as escavações arqueológicas abaixo.

Eu não sou muito fã de museu então gastamos pouco tempo lá e não tirei fotos lá dentro.

No final do dia, escolhemos um restaurante próximo ao nosso hostel para comer e, no final, fazer a quebra de pratos. Não fique muito animado, na verdade são partes de pratos de resina. Mas deu para brincar. A quebra de pratos é muitas vezes usada para criar uma atmosfera festiva e animada durante eventos como tavernas ou restaurantes com apresentações ao vivo de música e dança tradicionais.

Quebrando os pratos em Atenas

Quebrando os pratos em Atenas

Dia 3 – Hop on Hop off

No último dia estávamos bastante cansadas, as pernas doíam e os lugares que faltavam visitar eram mais longes. Por isso, escolhemos comprar um ticket de Hop on Ho off. O ônibus turístico de Atenas, com vistas panorâmicas e paradas gratuitas, é um meio de transporte muito popular em Atenas. Ele cobre os pontos mais importantes da cidade e tem três rotas diferentes, uma das quais vai até a área do Pireu. É uma maneira prática, confortável e informativa de se locomover pela capital grega. A principal empresa de ônibus de turismo em Atenas é a City Sightseeing (com ônibus vermelhos), que tem três rotas diferentes e você pode escolher entre um passe de 24 ou 72 horas (o passe de 72 horas inclui automaticamente todas as três rotas). E foi la na região do Pireu que passeamos no último dia conhecendo, por exemplo, a universidade de Atenas.

Universidade de Atenas

Universidade de Atenas

Outro passeio interessante foi visitar o túmulo do soldado desconhecido. Ele está localizado em frente ao Parlamento Grego, na Praça Syntagma. Este monumento é dedicado aos soldados gregos que perderam a vida em tempos de guerra, mas cujos corpos não puderam ser identificados. O túmulo simboliza a homenagem nacional àqueles que deram suas vidas em defesa do país.

Alguns pontos-chave sobre o Túmulo do Soldado Desconhecido em Atenas incluem:

Guarda de Honra: O túmulo é guardado por uma unidade especial conhecida como Evzoni, que é responsável por realizar a cerimônia de troca da guarda. Os Evzoni são soldados vestidos com uniformes tradicionais que representam a Guarda Presidencial. Estivemos lá durante a trocar da guarda, inclusive.

Cerimônias e Homenagens: O local é muitas vezes palco de cerimônias oficiais, eventos comemorativos e homenagens em ocasiões especiais, como feriados nacionais e dias de memória.

O monumento em si é composto por uma plataforma elevada, na qual fica o túmulo propriamente dito, coberto por uma laje de mármore. Há uma chama eterna que queima em frente ao túmulo. Em torno do túmulo, você pode observar insígnias militares, que simbolizam as forças armadas gregas.

Significado Nacional: O Túmulo do Soldado Desconhecido representa um lugar de grande significado nacional, simbolizando a gratidão e respeito da nação pelos soldados que sacrificaram suas vidas em nome da liberdade e da pátria. Ao visitar o Túmulo é importante observar o ambiente e seguir o respeito devido ao local.

Túmulo do soldado desconhecido

Túmulo do soldado desconhecido

E aí, o que você achou de Atenas? É um lugar incrível não é mesmo? Eu com certeza quero voltar para lá. Na nossa viagem devido as passagens mais baratas, ficamos mais um dia em Atenas mas escolhemos ficar em um hotel pertinho da praia – Sim, pasmem, Atenas ainda tem praia.

Ficamos em um hotel próximo a Praia de Vouliagmeni. i é uma praia que fica em um subúrbio de mesmo nome, no município de Vari-Voula-Vouliagmeni, a 20 km (25 minutos) de carro de Atenas. É uma opção de praia super bonita, ainda mais para quem procura algo mais relaxante, longe da movimentação da capital. Na alta temporada, é preciso pagar uma pequena taxa para entrar, mas o local oferece serviços como vestiários, quadras, playground e até wi-fi.

Claro, não se compara as praias das ilhas, mas Atenas também tem algumas praias bem bonitas e, dependendo da sua disponibilidade de dias, quem sabe você não consegue encaixar uma no seu roteiro também?

Você Pode Gostar

1 Comentário:

Santorini: Roteiro de 3 dias para uma viagem inesquecível! - Passaporte da Loira 20/02/2024 - 6:54 PM

[…] O QUE FAZER EM ATENAS: ROTEIRO PRÁTICO 3 DIAS […]

Resposta

Deixe um Comentário

© 2024 Camilla Christino – Todos os direitos reservados. Conteúdo protegido por direitos autorais. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização da autora.