A capital da Costa Rica, San José, impressiona pelo seu paisagismo. Por onde você olha na região existem montanhas e vulcões. E é exatamente por isso que o tempo lá é bem louco e instável. Durante o mesmo dia é comum ter sol, calor, frio, muito vento e chuva. Então sempre leve um casaquinho na bolsa.
San José – Onde se Hospedar?
Escolhemos a região central para nos hospedar em San José pois estaríamos bem perto do centro e com uma boa localização também para pegar a estrada em direção aos passeios que iríamos fazer por lá. O nosso airbnb ficava em um apartamento compartilhado pelos donos onde tínhamos nossa privacidade com banheiro e quarto próprio. Se prepare para uma vista incrível e hostess maravilhosos. Javier, Roberto e suas três lulus da Pomerânia – Coco, Channel e Paris – são excelentes como anfitriões e, o melhor, arriscam falar um pouco de português além de entenderem nosso idioma muito bem. Indico o local de olhos fechados. Faça sua reserva com eles por aqui.
Vulcão Poás – Costa Rica
Costa Rica é um destino para se visitar vulcões. Tenha certeza que visitar qualquer um deles vai tornar sua viagem ainda mais incrível. Como tínhamos dois dias em San José escolhemos visitar o Poás devido as características que havíamos lido do vulcão. Uma dica importante para entrar nos principais parques do país é obrigatório agendar e comprar o ingresso com antecedência pelo site do Sistema de Parques da Costa Rica. Em maio de 2023, a entrada custou U$15 por pessoa. Como estávamos de carro, ainda tivemos o gasto com o estacionamento que foi por volta de R$ 20,00 – você está na Costa Rica, tudo se paga. A dica é você pegar os primeiros horários para a visita. Além de ter mais tempo para aproveitar, você também terá mais chances de pegar o céu limpo e conseguir enxergar tudo por lá.
Com uma altitude de aproximadamente 2.700 metros, esse vulcão ativo apresenta uma das maiores crateras do mundo, com cerca de 1,5 quilômetros de diâmetro. A paisagem ao redor é exuberante e repleta de vegetação exótica, proporcionando um cenário de tirar o fôlego para os visitantes. Outra dica primordial: leve um corta vento ou uma blusa mais quentinha. Por conta do clima de altitude, lá em cima costuma fazer muito frio.
Ao chegar ao topo, é possível admirar uma paisagem lindíssima, com a cratera coberta por um lago de água turquesa. Além disso, o vulcão Poás é famoso por suas erupções esporádicas, mas não queremos esse tipo de aventura para o dia da sua visita, não é mesmo? Você pode explorar também uma trilhas bem cuidada ao redor do vulcão, observar a fauna e a flora únicas da região e ir até a segunda cratera, essa considerada inativa, mas que também possui um lago de água da chuva que mais parece uma praia. A trilha é longa e um pouco cansativa. Mas vale muito a pena.
Próximo ao estacionamento tem um café para se deliciar com alguns quitutes e uns suvenires da região. Na serra de volta para casa ou para seu próximo destino, você vai encontrar diversos locais vendendo morangos bem grandes e bonitos. Alguns deles podendo colocar leite condensado ou calda de chocolate. Ficamos muito tentados com a proposta, mas… foi uma decepção. O morango é bem longe de ser gostoso como os nossos aqui do Brasil e o leite condensado então, HORRIPILANTE. FOGE QUE É UMA CILADA, BINO.
Blue Falls – Costa Rica
A Costa Rica tem milhares de cachoeiras, desde cascatas imponentes e véus finos até jatos agitados e outras relaxantes. Cada uma é única. Mas existem algumas cachoeiras azul brilhantes espalhadas pelo país que aumentam ainda mais sua exuberância e beleza.
As cataratas Blue Falls estão localizadas perto de uma cidade muito pequena chamada Bajos del Toro. Situada na base norte do Vulcão Poas, esta cidade fica a cerca de duas horas de San José. Pelo mapa parecia uma ideia muito boa fazer o vulcão e as cachoeiras no mesmo dia maaas não foi a melhor opção. A estrada para chegar nas cachoeiras são bem perigosas com curvas e precipícios. E, dependendo das cachoeiras que você quer conhecer, o passeio pode durar o dia todo. Nós chegamos por volta das 13 horas, então não tínhamos muito tempo.
As Blue Falls ficam localizadas em uma propriedade privada 51 hectares. Possui trilhas para caminhadas que levam a sete cachoeiras azuis, duas cachoeiras e várias piscinas naturais. Desde 01 de Fevereiro de 2022, todas as cascatas são acessíveis. Você poderá visitar: Tepezquintle, Pozo Azul, Las Gemelas, La Celestial, La Turquesa, e La Pintada ou ainda comprar uma combinação de ingressos e visitar também a Catarata Del Toro. A cor azul do rio e das cachoeiras vem de minerais vulcânicos liberados pelo vulcão Poás. A água da cratera e do vulcão ao redor se acumula em um rio, que serpenteia pela encosta. Existem guias por toda a propriedade que podem te ajudar nas trilhas e dar mais explicações sobre as cachoeiras.
Dicas: Vá de sapatos que não escorreguem, se possível, coturnos de trilha. Roupas bem confortáveis para um dia de muita caminhada. Leve água para beber e uns lanchinhos e, se tiver coragem, vá com roupas de banho por baixo para dar aquele mergulho nas águas congelantes das cachoeiras. As fotos podem dizer melhor dos que minhas palavras. Apreciem!
Espero que tenham gostado dos nossos passeios pelos arredores de San José. Quer saber mais sobre o nosso roteiro? Confira os posts abaixo:
Roteiro de Viagem pela Costa Rica: Tudo o que Você Precisa Saber
Santa Teresa: Paraíso do surf na Costa Rica
Isla Tortuga: a mais bela ilha na Costa Rica
2 Comentários
“Pelo mapa parecia uma ideia muito boa fazer o vulcão e as cachoeiras no mesmo dia maaas foi a melhor opção.”
Bom dia. Estou organizando minha viagem para a Costa Rica e pretendia fazer o vulcao poas e as cataratas del toro no mesmo dia. Fiquei em dúvida quando li a frase acima.
Oi Bruno, tudo bem?
Agradeço seu comentário. Realmente faltou um “não” ali na minha frase. Olha, se você tiver mais tempo eu não recomendo fazer ambos os passeio no mesmo dia. Eu deixaria um dia único para as cachoeiras. Se você quiser fazer o passeio completo, visitando as 6 cataratas, isso demora bastante. Digo isso pois os acessos para as quedas d´agua são um pouco complicados, tendo que passar por pedras, lamas, etc. Nós não conseguimos ir em duas quedas, devido ao horário, já que eles fecham “cedo” e porque voltar tarde na estrada é uma loucura (é beem perigosa e sinuosa). Chegamos no Poás antes de abrir, ou seja, super cedo para conseguirmos ir cedo e para as cachoeiras mas chegamos perto do meio dia por lá. Ainda ficamos sem comer porque a ideia era comer por la mas o almoço já havia sido encerrado.
O que você pode fazer é aproveitar o Poás e outro passeio na serra o mesmo dia como um tour por uma fazenda de café, por exemplo. No caminho existe a “Hacienda Alsacia Starbucks Coffee Farm” que é uma das fazendas de café da Starbucks ou também a “Hacienda Doka” que possui um coffee tour bem elogiado. Da para encaixar ainda a Cachoeira La Paz no mesmo dia para conseguir aproveitar ao máximo =)
Espero ter ajudado!