Vou começar esse texto perguntando algo que eu não fazia ideia que tantas pessoas aqui no Brasil não sabiam: Você sabe onde fica a Costa Rica? A Costa Rica é um país da América Central, localizado entre a Nicarágua ao norte e o Panamá ao sul. Sua costa oeste é banhada pelo Oceano Pacífico, enquanto sua costa leste é banhada pelo Mar do Caribe. Nós escolhemos o destino para as férias de 2023 por ser um lugar famoso pela natureza, o que combina muito com nosso estilo de viagem.
Moeda – Costa Rica
A moeda oficial da Costa Rica é o Colón Costa-riquenho (CRC). No entanto, em muitos lugares turísticos do país, como hotéis, restaurantes e lojas, o dólar americano também é aceito. É importante lembrar que o câmbio de moeda pode variar de lugar para lugar, e geralmente é mais vantajoso trocar dinheiro em bancos ou casas de câmbio autorizadas. Nós levamos do Brasil um pouco de moeda em dólar e trocamos no câmbio diretamente no aeroporto por Colón e ficamos também com uma parte em dólar. Fora isso, fizemos um cartão Wise que valeu super a pena.
Pra quem não conhece o cartão da Wise, é um cartão de débito internacional oferecido pela empresa Wise (anteriormente conhecida como TransferWise). Ele funciona como um cartão de débito comum, mas com a vantagem de poder ser usado em transações internacionais. Ele permite que você faça compras em lojas físicas e online em diferentes moedas, sem precisar pagar altas taxas de conversão de moeda estrangeira.
O cartão da Wise é vinculado à sua conta Wise, onde você pode armazenar e converter diferentes moedas. Quando você faz uma compra, o valor é debitado automaticamente na moeda correspondente na sua conta Wise, usando a taxa de câmbio real do mercado.
Além disso, o cartão da Wise não cobra taxas de transação no exterior, o que resulta em uma economia significativa em comparação com os cartões de crédito tradicionais. Para obter um cartão da Wise, você precisa criar uma conta gratuita na Wise e solicitar o cartão. O cartão será enviado para o seu endereço cadastrado e, assim que você ativá-lo, poderá começar a usá-lo para fazer compras em todo o mundo. Este é meu link para você fazer o cartão da wise, aproveite e tenha ainda mais benefícios ativando sua conta por ele.
Não fazíamos ideia de que as coisas por lá eram tão caras. Chegamos a pagar por volta de R$16,00 em uma garrafa de água de 500mL e R$50,00 em um imã de geladeira. Então, se está achando que este é um lugar onde você vai gastar pouco, esquece!
Costa Rica – Quando ir?
A melhor época para visitar a Costa Rica depende do que você gostaria de fazer durante a sua viagem. Em geral, a Costa Rica tem duas estações principais: a estação seca e a estação chuvosa.
A estação seca é geralmente de dezembro a abril, e é a época mais popular para visitar a Costa Rica, especialmente para aqueles que desejam explorar as praias e locais ao ar livre. Durante essa época, você pode esperar dias quentes e ensolarados com pouca chuva, o que é ideal para caminhadas, passeios de barco e outras atividades.
A estação chuvosa geralmente ocorre de maio a novembro e, durante esse período, você pode esperar chuvas frequentes, especialmente nas regiões costeiras. No entanto, essa é também a época em que a Costa Rica é mais verde e exuberante, com paisagens incríveis e uma abundância de vida selvagem. Escolhemos a segunda semana de abril e foi sensacional, pegamos o calor que precisávamos na praia e dias de céu aberto na capital.
Aluguel de carro – Costa Rica
Quem me conhece sabe que eu não gosto muito de alugar carros nas minhas viagens, a não ser que realmente seja necessário. Na minha opinião, você aproveita melhor as viagens explorando os lugares a pé e economiza bastante usando transportes públicos. Pelos destinos que escolhemos na Costa Rica e a quantidade de dias que tínhamos, essa não era uma opção viável.
Alugamos nosso carro pela RentalCars, ainda no Brasil. Os preços não são tão exorbitantes, mas aí vão algumas dicas importantes:
- Não alugue carros nas agências do aeroporto. Todas elas precisam pagar um imposto muito alto para o aeroporto que tornam mais caro seu aluguel – e você só vai descobrir isso na hora.
- Tenha um cartão de crédito – da pessoa que fez a reserva – com pelo menos 1000 dólares de limite disponível. No momento do aluguel, a agência vai fazer uma cobrança nesse valor como calção. Depois que você devolver o carro, ele será estornado.
- Alugue um carro 4×4. Para alguns lugares são extremamente necessários.
- Faça o seguro do carro pelo seu cartão de crédito. Geralmente os cartões fazem isso gratuitamente. Mas saiba que o seguro para terceiros não está incluso e você terá que fazê-lo na agência, sem ele você não estará liberado para pegar o carro. Então lembre-se que terá que pagar mais esse valor no momento da retirada.
- Tenha sempre um dinheiro para pedágios, eles existem até no meio de San José.
Roteiro – Costa Rica
Embora seja um país pequeno, a Costa Rica tem diversos lugares a serem explorados então cabe a você decidir o que gosta mais, quanto tempo tem para aproveitar e quanto deseja gastar.
Nós decidimos nosso destino meio de última hora e só podíamos desfrutar de uma semana nesse paraíso então escolhemos dois lugares – Santa Teresa e San José. O primeiro para explorar as praias de surf e o segundo para curtir vulcões e a cidade.
Nosso voo chegou em San Jose por volta de 16:00 hrs e tínhamos todos os trâmites do dinheiro e do carro para fazer naquele dia. Como nosso primeiro destino era Santa Teresa e iríamos para lá de balsa, achamos que não daria tempo de chegar até ela já que o horário da última era as 18:00. Dessa forma decidimos passar a noite em Puntarenas, perto do Porto, e pegar a primeira balsa pela manhã do dia seguinte.
Hoje eu não faria isso, primeiro porque achei Puntarenas a região mais cara das três que eu estiver, muito cara mesmo e com poucas opções boas de hospedagem. Possivelmente era porque iríamos na época de Páscoa, onde soubemos que o país fica bastante movimentado. E segundo porque achei uma região bem feia. Mas hoje, eu faria diferente. Passaria a noite em San José, onde tem opções mais baratas e no dia seguinte pegaria a estrada até a balsa.
Sobre a balsa de Puntarenas para Paquera, reserve seu horário de embarque de forma antecipada pelo site: Quick Pay CR. O pagamento será feito diretamente pelo cartão de crédito em dólar. A balsa evita a possibilidade de você chegar até la e não conseguir embarcar devido lotação. O trajeto dura em torno de 1h30 mas vale a pena. A vista é lindíssima e o passeio relaxante. O trajeto depois até Santa Tereza dura mais 1h30 em estradas não muito bem pavimentadas.
Quer saber mais sobre o nosso roteiro na Costa Rica? Confira os posts abaixo:
San José: A capital dos vulcões
Santa Teresa: Paraíso do surf na Costa Rica
Isla Tortuga: a mais bela ilha na Costa Rica
3 Comentários
Olá,
Uma dúvida. Você usou mais dólares na sua conta Wise, ou Colón?
Oie! Uma dúvida
Você colocou reais, dólares ou colon na sua conta Wise?
Qual vc usou mais?
OI Francisco, tudo bem? Obrigada pelas suas dúvidas. No wise eu sempre fiz a transferência em reais e depois converti para cólon. Para gastar por lá sempre vale mais a pena na moeda local. Isso porque, caso queira comprar as coisas em dólar, os locais faze conversões que, provavelmente, não vai valer a pena para você. Se pensa em gastar em dólar, leve em nota, ai sim poderá pechinchar um pouco. Nós fizemos assim: Parte do dinheiro físico em dólar – trocamos mais da metade para cólon no próprio aeroporto e o resto deixamos como reserva em dólar mesmo – outra parte toda em Cólon no wise. Como a transferência é super rápida, caso tenha alguma emergência, você pode comprar mais cólon no aplicativo de forma rápida e fácil. Aconteceu com a agente enquanto estávamos em um caixa de uma loja e em questão de segundos já tínhamos mais cólon na conta!
Espero poder ter te ajudado, qualquer nova dúvida, só comentar por aqui!
Boa viagem!